23/02/2015

Breve Ajuda Com Fones de ouvido

Sentar à frente do computador sem ouvir uma música é algo praticamente impossível, afinal é algo bem interessante ouvir uma boa canção enquanto se trabalha ou navega sem compromisso na internet.

Se você é um jogador, também não conseguirá ficar com o PC em silêncio, pois seja qual for o jogo, será muito difícil ele não emitir nenhum som. Seja futebol, tiro, terror, puzzle ou Mario, não importa: você terá a companhia do barulho enquanto se diverte.

Apesar de tudo isso que foi citado ai em cima, nem sempre o ambiente é propício para deixar o som alto e nesse momento é que os fones de ouvidos e headsets em geral ganham bastante importância.

Obviamente, não somente para jogar, mas também naquelas ocasiões em que você gostaria de ouvir uma música em seu tocador de mídias portátil (MP3, MP4, MP5 e todos os demais MP-alguma-coisa player que existem por ai) ou celular, os fones também serão de grande utilidade.

Tipos de fone


Podem ser encontrados no mercado quatro tipos de fone diferentes, o intra-auricular (ou in ear), oearbud, o supra-auricular e o headset.






Intra-auricular é colocado dentro do canal auditivo e possui uma qualidade de som bastante interessante, porém, pode acabar se tornando um pouco incômodo.





O Earbud é o modelo mais convencional, aqueles que sempre acompanham dispositivos de mídia portáteis e celulares, são encaixados no ouvido. Apesar de serem os mais comuns, eles possuem um inconveniente: deixam passar ruídos externos. Contudo, se a frequência não for baixa, ele dá conta do recado.





O Supra-auricular é aquele que, como o nome já diz, fica sobre o ouvido, pode cobrir toda a orelha ou não e os fones são ligados por uma espécie de tiara. Dependendo do modelo, eles também podem sofrer com ruídos externos. Como nos outros modelos, o fone adequado será aquele que melhor se adaptar a sua orelha.








O último tipo, o headset, é um conjunto completo que contém fone de ouvido, microfone e controlador de volume. Estes tipos de fones são bastante comum em lugares como lan houses, pois normalmente eles evitam que o som ouvido transpasse o próprio fone, além é claro de possuir microfone para conversas via mensageiros instantâneos ou VOIP.





Fique atento quando for comprar.


Contudo, nem sempre é “simples” escolher um bom fone por um preço acessível, pois existem alguns fatores interessantes que devem ser levados em conta, mas com certeza o principal deles é a finalidade do produto, por exemplo, se será usado no computador ou em algum tocador de mídias portátil.

De qualquer forma, tente levar em conta algumas coisas como frequência do som (quanto mais abrangente a escala da frequência, melhor), sensibilidade (quanto maior melhor), potência (aqui já fica a seu critério, mas quanto maior mais alto sairá o som) e impedância (termo técnico que está ligado ao volume em que a música será ouvida: quanto maior a impedância, menos você terá que aumentar o volume).


Informações mais avançadas.

Impedância

Como você sabe, os fones de ouvido não utilizam uma fonte externa de energia, mas funcionam com a eletricidade vinda dos próprios aparelhos. A impedância é necessária para fazer com que essa energia não interfira na qualidade sonora. Ou seja, quanto maior for a impedância, mais alto o som poderá ser reproduzido sem chiados causados pela corrente elétrica.


Potência

Players multimídia que enviam áudio com muita potência precisam de fones de ouvido desse tipo. Se o seu fone de ouvido for de baixa potência, o áudio reproduzido em altos volumes pode causar diversas falhas internas nos sistemas, incluindo chiados nos alto-falantes, pequenos curtos e interferências irreversíveis.

Sensibilidade

A sensibilidade pode ser considerada a relação entre a potência reconhecida pelos fones e o volume com ela será entregue aos consumidores. Em resumo, é possível dizer que a sensibilidade mostra o quão altas poderão ser reproduzidas as músicas.

Soudstage

Mais comum em headphones que realmente cobrem as orelhas — os famosos full-size —, é a ambientação causada pela reprodução sonora. Fones de ouvido com mais soundstage causam a sensação de profundidade mais real e clara para o áudio. Acessórios mais básicos não oferecem isso e reproduzem as músicas de uma maneira chapada.
Fone surround
É claro que não há como criar diversos canais (5.1 ou 7.1, por exemplo) em um fone de ouvido, principalmente pela falta de espaço. Mesmo assim, alguns fones conseguem realizar emulações do som surround, criando a ilusão de que temos muitos canais de áudio nas estruturas.


Recursos

O que faz o áudio de um fone de ouvido ser bom não está apenas nas estruturas básicas dele — ou seja, vai além de peças que se movem para reproduzir os sons emitidos por um aparelho de reprodução multimídia ou mesmo por um computador. Os acessórios mais avançados contam com recursos adicionais que podem influenciar — e muito — a composição de um preço. Vamos conhecer alguns dos mais comuns?


Noise Cancelling.

Sensores identificam ruídos e fazem com que o som reproduzido no fone de ouvido compense as interferências externas, fazendo com que o áudio externo seja totalmente cancelado.

Noise Isolation.

Ao contrário do recurso anterior, o isolamento de som não utiliza sensores eletrônicos. Neste caso, o isolamento acontece por meio de peças que impedem a entrada de áudio externo nos ouvidos.

Wireless.

É a transmissão de som de uma base para os ouvidos sem a necessidade de cabos ligando as estruturas. Dependendo da estrutura de base, é mais indicado para quem utiliza os fones dentro de casa, conectados a um computador.

Controladores.

São estruturas conectadas aos cabos, permitindo que o consumidor aumente ou reduza o volume e também faça pausas nas músicas sem precisar tocar no equipamento principal.

Cabos achatados.

A utilização de cabos menos arredondados faz com que ocorram menos problemas relacionados aos fios ficarem embolados durante o período de ociosidade.

Conectores banhados a ouro.

Eles prometem mais fidelidade no som, por serem melhores condutores elétricos do que os feitos com ligas comuns. Apesar disso, a diferença é pouco percebida nos fones que não são profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário